21/10/2025

Culpa, Mérito, ou Nenhum Deles

A culpa advinda de determinada acção traz a pena como o mérito advindo de determinada acção traz a recompensa. Só há culpa ou mérito por determinada acção quando poderíamos ter agido diferente. Logo, alguém só é culpado (a) ou merecedor (a) por ter protagonizado determinada acção quando teve a possibilidade de escolher entre duas ou mais acções.


Copyright ⚠: Este post é produção original e propriedade exclusiva do blog ECOnteúdo (myconteudo.blogspot.com). O uso de todo ou de parte dele deve ser feito mediante citação da fonte, indicando seu endereço web. Para mais informações, leia os nossos Termos de Uso.


Assim, pode explicar como agiu errado/certo (o que lhe passou pela cabeça, o que sentiu...), mas não diga que não teve culpa/mérito quando teve a possibilidade de agir diferente (e que sejam outros a reconhecer nosso mérito, não nós próprios

Outra hipótese subjacente é a de não ter escolha, ou seja, não poder escolher entre protagonizar ou não determinada acção. Nesse caso, não há culpa, nem mérito seus.

Sem comentários:

Enviar um comentário