11/01/2017

Controlo - Terceira função do Orçamento

O orçamento, caso tenha sido nem elaborado, representa uma situação de equilíbrio financeiro, onde suas receitas e despesas estão previamente dimensionadas, incluindo um valor mensal a ser poupado. Para que esta situação de equilíbrio seja mantida, é necessário que o registo das receitas e despesas torne-se uma rotina a partir desta etapa, permitindo o acompanhamento permanente  e a identificação imediata de qualquer desvio.

É possível ser observada uma diferença significativa entre o valor orçamentado
(planeamento) e o valor realizado (o que ocorreu na prática). Em situações como esta, o valor da despesa pode ter sido subestimado no planeamento, ou houve uma elevação dos preços de uma mercadoria, por exemplo . Esta foi uma situação pontual ou se manterá nos próximos meses? Se for este o caso, é preciso rever o orçamento  e aprimorá-lo, de forma a reflectir sempre a sua realidade.

Ao fazer este controlo do que foi orçamentado versus realizado, pode-se identificar novas situações de desperdício de dinheiro e oportunidades de economia. Substituições de produtos importados por marcas nacionais, cancelamento de serviços que podem estar a ser subutilizados, como a TV Cabo e planos de telefonia e compras feitas em quantidade  a menor preço são alguns exemplos de oportunidades de economia. Lembre-se  que todo o dinheiro economizado pode ser destinado à poupança. E no longo prazo, isto vai permitir que o valor acumulado seja utilizado na realização de um sonho, como a compra de uma casa e o pagamento de estudos no exterior. E tudo terá começado com uma "pequena' mudança no nosso comportamento financeiro.

Veja a seguir um exemplo prático de como elaborar um orçamento!

Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!



Sem comentários:

Enviar um comentário