16/11/2025

Conviver com a Família em Lazer: Práticas Ideais Económicas!


 
Imagem: pixabay.com

Ter momentos de lazer em família é uma das coisas mais agradáveis na vida! Estar livre da rotina do trabalho que muitas vezes acaba sendo um fardo pesado e partilhar amor e atenção aos nossos é, sem dúvidas, um dos deveres mais agradáveis e honrosos desta vida, promovendo harmonia e união no lar.


Tratando-se de uma actividade tão importante e indispensável, não devemos perder de vista os factores que concorrem para ela e os que drla decorrem. O factor Económico  é  dos que mais se destaca, e será abordado neste post. Venha connosco e entenda!


As recomendações a seguir permitem, por um lado, (1) não deixar de proporcionar aos seus e a si momentos agradáveis de lazer, e , por outro lado, não transformar aquele que deveria ser um momento de alegria e conforto em uma fonte de problemas financeiros que depois repercutem para outras áreas. A insuficiência de dinheiro para atender as necessidades da família pode trazer consequências sérias. Previna-se com as recomendações seguintes:


1. Escolha opções realistas e seguras: você pode proporcionar bons momentos à sua família  sem comprometer a segurança de sua família e as finanças familiares para suprir as necessidades em outros momentos. Por questões se segurança, evite ir a locais muito distantes de casa ou com grandes aglomerados populacionais.

Algumas ideias são: 

  • Um piquenique no jardim de casa ao final de semana.
  • Cuidar dos animais de estimação.
  • Ler e contar histórias na sala de estar;
  • Ir ao campo (à quinta ou fazenda);



Fez uma pesquisa, comparou as diferentes opções e escolheu a que melhor atende às necessidades de sua família? Avance para o próximo passo.


2. Planeie: antecipar-se e estar à frente dos contecimentos é melhor! Tal prática dá-lhe a vantagem de não ser pego de surpresa nem ter que fazer as coisas "em cima do joelho" (à última hora; sob pressão), ou acabar não fazendo e assim deixar de cumprir seu dever e desonrar sua família. Para tal, inscreva as actividades de lazer em um orçamento familiar, atribuindo um valor que se ajuste a tais actividades.


3. Promova a participação de todos os membros da família visados: sente e converse com seu cônjuge primeiro, e depois conversem com vossos filhos e/ou com os demais membros de vosso agregado familiar para juntos definirem actividades de lazer. Participar da planificação mostra que somos valorizados e que nossa opinião importa. Além disso, promove o sentimento de pertença, um maior engajamento na preparação dos momentos e leva-nos a melhor desfrutar!


Adoptando essas dicas, você proporciona à sua família bons momentos de lazer agora, de maneira que permita continuar proporcionando em outros momentos e sem deixar de suprir outras necessidades.


Bom proveito!


Tem alguma dúvida ou sugestão? Partilhe nos Comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário