06/01/2017

Conceito de Orçamento

Saber controlar as despesas e mantê-las dentro dos limites das receitas é um ponto fundamental para o equilíbrio financeiro. Contudo, poucas pessoas fazem este controlo de maneira eficaz. Consequentemente, a maioria das pessoas até mesmo saber exatamente quanto ganha, mas não tem uma noção exata de quanto gasta e no que gasta.
 Este comportamento impede que as pessoas façam uma gestão adequada das suas finanças, pois não conseguem gerir aquilo que não controlam.

Funcões do Orçamento

 O orçamento é a mais importante ferramenta de uma boa gestão financeira. Permite que registemos tudo o que ganhamos (receitas) e tudo o que gastamos (despesas). Mais do que ser um mero registo , o orçamento tem múltiplas funções:
  1. num primeiro momento, permite que façamos um diagnóstico da nossa situação financeira atual. Para isso é preciso que registemos durante um período de um mês, por exemplo, todas as nossas receitas e despesas, mesmo as de pequeno valor. Uma vez feito este registo, podemos saber quanto de nossa receita está a ser gasta em cada item. Podemos também identificar em que itens podemos reduzir gastos, para gerar uma sobra de dinheiro a ser poupada.                                                                        
  2. num segundo momento, o orçamento pode ser utilizado como uma ferramenta de planeamento. Pois, permite saber a quantidade do nosso dinheiro que é consumido em cada item de despesa, assim podemos estabelecer limites de gastos e metas de economia para os meses subsequentes. Desta forma as finanças podem ser mantidas sob controlo e novas oportunidades de economia podem ser identificadas, aumentando os recursos destinados à poupança.                                                                                                                                           
  3.  num terceiro momento, o orçamento funciona como um instrumento de controlo, no qual  registamos a cada mês as despesas e receitas, que deve ser acompanhado periodicamente para verificar a sua conformidade com o planeamento. O controlo permite identificar se algum item de despesa está acima do previsto, ou se ocorreu algum gasto inesperado, possibilitando a tomada de ações corretivas antes que o problema se agrave.


Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!


                                                                                                                                                                                                                            

    Sem comentários:

    Enviar um comentário