15/12/2016

Literacia Financeira

Literacia Financeira

1-Introdução

Este é apenas o primeiro de uma série de artigos que lhe permitirá obter conhecimentos elementares sobre a gestão de recursos financeiros, bem como a consecução de conhecimentos sobre o sistema financeiro, produtos e serviços comercializados e a sua importância.

Por que é importante a Literacia Financeira?


No mundo actual, cada vez mais as pessoas têm-se preocupado com este assunto. Uma situação financeira equilibrada é um factor de tranquilidade e qualidade de vida. Por outro lado, o desequilíbrio financeiro constitui um motivo de stress, preocupações, conflitos nos relacionamentos, doenças e problemas familiares.

Para ter uma melhor qualidade de vida, é preciso buscar 
sempre o equilíbrio financeiro. Equilíbrio financeiro significa viver bem com o dinheiro que se tem. Não é preciso acumular riqueza para ter equilíbrio financeiro. Na verdade, é comum encontrarmos pessoas que ganham muito bem mas que vivem com as contas desequilibradas, enquanto outras têm ganhos modestos mas conseguem viver bem com o que possuem. A diferença entre estas situações é causada pelo grau de literacia financeira e pelo comportamento de cada pessoa diante do dinheiro.

Para atingir o equilíbrio financeiro, existem alguns princípios básicos a saber:
  • Separar uma parte do salário para poupar, logo que receber;
  • Ter sempre uma reserva para usar em situações de emergência;
  • Controlar as despesas em função das receitas;
  • Não gastar mais do  que se ganha nem utilizar o dinheiro antes de receber
  • Evitar o (sobre) endividamento;  

Podem parecer conselhos óbvios, mas a verdade é que uma boa parte das pessoas não segue estes princípios, mesmo que os conheçam bem. Como consequência não utilizam o dinheiro de forma adequada, o que afecta a sua qualidade de vida. E como vimos, esta situação não depende da pessoa ser pobre ou rica, ou ganhar muito ou pouco.


Em todo mundo, diversos países têm-se preocupado com este assunto, pois o maior grau de literacia financeira de um povo é um factor de estabilidade económica.

O que é Literacia Financeira?


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCED) define a educação financeira como: "O processo pelo qual os consumidores financeiros melhoram a sua compreensão dos produtos e conceitos financeiros e desenvolvem capacidades e confiança para se tornarem mais atentos aos riscos e oportunidades financeiras, tomarem decisões reflectidas, saberem onde se dirigir para obter ajuda e adoptarem comportamentos que melhorem o seu bem-estar financeiro."


Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Sem comentários:

Enviar um comentário