19/01/2017

Qual o papel dos bancos?

Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas que fornecem serviços financeiros à sociedade.

O papel principal dos Bancos é a preservação dos depósitos, visando o financiamento da economia, bem como os desajustes evidentes entre quem tem dinheiro e quem precisa dele.

Os Bancos resolvem o problema da dimensão, juntando milhares de pequenas poupanças, feitas pelos clientes, pelas quais pagam um preço, mormente, um juro, e disponibilizam montantes maiores que são apetecíveis a quem pretende investir, naturalmente a um preço maior, conhecido por spread, que corresponde a uma margem bruta pelo processo de recolha de fundos e sua distribuição.



O que os bancos fazem?

O dinheiro captado (depositado) dos clientes (pessoas físicas, empresas, indústrias e/ou governo) é utilizado pelos bancos para conceder empréstimos a outros clientes, desta forma os bancos cobram juros e assim ajudam na circulação do dinheiro pelo país.

Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional.

Os bancos em função da sua natureza conseguem sobreviver mediante a obtenção de lucros, através dos juros e das taxas cobradas pelas transações efetuadas.

Quais as funções de um Banco Central?


O Banco Central tem as seguintes funções:

  • Emitir as notas e moedas que circulam no país e assegura que circule no país a quantidade de dinheiro necessária, evitando assim que surjam problemas na economia;

  • Participar na definição das políticas monetária, financeira e cambial que contribui para garantir a estabilidade dos preços na economia nacional. A estabilidade de preços  é o principal objetivo do Governo, pois assim consegue melhorar a previsão dos efeitos das suas decisões sobre a economia, o que aumenta a confiança dos agentes económicos;

  • Ser o banco dos demais bancos existentes no país, uma vez que os outros bancos, por imperativo legal, devem abrir contas no banco central, que servem  para fazer os seus pagamentos a outros bancos, obter empréstimos e guardar as suas reservas de dinheiro;

  • Definir as regras para o funcionamento do sistema financeiro, autorizando que sejam constituídas instituições financeiras, como bancos ou casas de câmbio, nas quais ele intervém quando necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário