Está é, com certeza uma questão bastante intrigante quando se trata de uma entrevista!
Não existe um estilo padrão para o vestuário, mas deve-se apostar num visual cuidado. Desta forma mostra que a entrevista é importante para si e que quer esforçar-se para conseguir o emprego.
Adapte o seu vestuário à empresa onde vai candidatar-se e também ao posto. O recrutador vai dar mais atenção ao visual, na medida que as funções são exercidas fora da empresa. Seja como for, roupa informal (jeans, calções e t-shirts) está praticamente fora de questão.
Vista o que vestir, garanta que fica confortável nas suas roupas. Se não sabe como comportar-se numa mini-saia e sapatos de salto alto, escolha umas calças. Se fica doido quando usa gravata, deixe-a na gaveta e use uma boa camisa.
Linguagem corporal - A primeira impressão
Este é um assunto que foi recentemente tratado na publicação Como agir durante uma entrevista de emprego, mas reforçamos aqui, com uma abordagem diferente.
Quando nos encontramos com alguém, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa de imediato. Muitas vezes, nas entrevistas, também se confia nas impressões. Não só o vestuário mas também a sua postura, o aperto de mão, a oportunidade e até os movimentos dos braços e pernas são avaliados minuciosamente pelo recrutador. Está na hora de prestar atenção a sua linguagem não-verbal, pois, ela é muito mais importante do que pensa!
A comunicação verbal é feita conscientemente mas o processo da comunicação não-verbal é menos transparente. A comunicação não-verbal é usada, em parte, de forma inconsciente, embora possamos usá-la de forma consciente e estratégica. Ouve-se muitas vezes: "Não lhe disse nada mais fiz-lhe sentir claramente que não gostei."
É principalmente a comunicação não-verbal que é responsável pela primeira impressão de uma pessoa. O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal do comportamento e concluiu que 55% das mensagens é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%!
Projete essa descoberta numa entrevista e logo perceberá que o que está a dizer não é a única coisa importante. É a forma como fala que determina se vai ser considerado para a próxima volta ou não. A entrevista é, portanto o momento certo para prestar atenção à impressão.
Isto não quer dizer que deva fixar-se no seu comportamento não-verbal. Nunca deve exagerar, pois, só daria uma impressão forçada, convém no entanto ter algum cuidado. Mantenha o equilíbrio!
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