01/02/2017

Questões que seguramente lhe vão ser colocadas numa entrevista de emprego


Ok... talvez seja um exagero usar o termo "seguramente", mas prepare-se para estas perguntas adequadamente. 

Veja a seguir quais são estas questões:
  1. Porque é que o havemos de contratar?
  2. Porquê a sua opção por este curso?
  3. Quais as razões pelas quais concorre para este emprego?
  4. O que sabe sobre a nossa empresa?
  5. Por que é que quer deixar o seu atual emprego/Por que é que deixou o seu último emprego?
  6. Está a candidatar-se em outras empresas?
  7. Como vê a evolução da sua carreira?
  8. Quais os seus pontos mais fracos e quais os mais fortes?
  9. Com que tipo de pessoas tem dificuldade em colaborar?
  10. Prefere trabalhar em equipa ou ser independente?
  11. Prefere um horário das 8 ás 17 horas ou nem por isso?
  12. Consegue imaginar-se numa função de liderança?
 Claro que as questões podem não ser exatamente as apresentadas acima, como também pode diferenciar em número (quantidade) e ordem. No entanto, espere ao menos por questões similares.

Não adote uma atitude passiva. É importante que coloque questões ao entrevistador, pois, irá mostrar-se interessado e dinâmico.

O medo de pedir muito ou pouco

"E quanto deseja receber? Dê-me um número". Esta é, provavelmente a pergunta mais desconfortável numa entrevista de emprego. O que responder? Tem medo de pedir um salário muito elevado e por isso perder a oportunidade de emprego, ou pedir de menos e ficar numa situação menos favorável para si?

A entrevista é um jogo, se encarar o entrevistador como um adversário e aquele «período de nervo» como o lugar onde tem de utilizar todas as suas armas para sair de lá vencedor.

Então leia atentamente, de modo a compreender as nossas instruções e siga uma delas, de acordo a situação em que se encontrar, para conseguir vencer.

  • No seu curriculum, nunca dê um valor em termos de remuneração, se não lhe pedirem. Antecipar-se a esta situação é correr o risco de o entrevistador colocar na gaveta o seu processo. Por outro lado, também corre o risco de vir a ganhar o que pediu quando a empresa está disposta a pagar mais. Se lhe pedirem essa informação, escreva a sua expectativa de salário com base nas suas anteriores experiências e nas exigências deste futuro emprego. Pode ainda acrescentar que é um valor negociável.
  • Se lhe perguntarem sobre o emprego atual e o respetivo salário, pondere bem a resposta. Lembre-se de que os empregos são diferentes assim como as funções que irá desempenhar no futuro emprego.
  • Se um entrevistador lhe pedir uma resposta de remuneração inverta o jogo, ou seja, peça primeiro que ele refira o valor que tem em mente. Há sempre um valor previamente estabelecido e essa informação não é confidencial. Se a resposta for inferior à sua ideia inicial, não tenha medo ou receio de referir que estava à espera de uma remuneração superior, dê um aumento de 10% ou 20% ao valor atribuído pelo em´regador.
  • E se o entrevistador lhe responder que fez a pergunta primeiro? Então, tem mesmo de dizer algo. 
Importante:Opte por, em vez de referir um valor, dar uma margem entre X e Y, lembrando-se de indicar para o valor mais baixo, uma remuneração que lhe seja confortável.


Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Sem comentários:

Enviar um comentário