12/01/2017

Decisão de compra

Uma das principais ameaças ao bom equilíbrio financeiro é o consumo excessivo e os gastos desnecessários que este pode causar. O nosso comportamento na hora de fazer compras é influenciado por diversos factores, muitos dos quais  nem sequer percebemos. Muitas vezes, optamos por comprar coisas de que não precisávamos, desperdiçando recursos valiosos que poderiam ter sido melhor utilizados. Para evitar estas situações e tomar decisões de compra bem fundamentadas e de acordo com nosso orçamento, é preciso entender o processo que ocorre sempre que nos vemos diante da perspectiva de adquirir alguma coisa.



Processo de Decisão de Compra

Toda compra começa no momento em que o comprador identifica uma necessidade. Esta necessidade pode ser causada por factores internos ou externos. Quando sentimos fome, um factor interno,  identificamos a necessidade de comprarmos algo para comer. Já quando vemos uma propaganda na TV e sentimos a necessidade de ter aquele produto, estamos sendo estimulados por um factor externo

Após a identificação da necessidade, buscamos informações sobre a melhor forma de atendê-la e avaliamos as alternativas à nossa disposição. Somente após esta avaliação é que chegamos ao estágio da decisão de compra. Cabe lembrar que este processo ocorre muitas vezes de forma inconsciente, especialmente quando o produto que compramos é de pequeno valor e as alternativas à nossa disposição não apresentam muirta diferença entre si. Por exemplo, uma pessoa com sede  não será muito exigente quanto à marca da água mineral que escolhe. Mas no caso de comprarmos um carro, a mesma pessoa passará bastante tempo a comprarar modelos e a recolher opinião de amigos e colegas, antes de tomar a sua decisão.
É importante entender que nem sempre os critérios que utilizamos para tomar decisões de compra são objectivos. Factores como amarca do produto, a aceitação socia, amoda do momento e o comportamento de outras pessoas afectam a decisão de compra, tanto quanto o preço e a qualidade do produto. Existem situações em que somos tentados a comprar algo que todos também estão a comprar, ou a preferir  a marca recomendada por um cantor ou futebolista de sucesso, mesmo que seja mais cara em relação a outra com as mesmas características.

Compras por impulso

Muitas empresas estudam a meneira pala qual o consumidor toma decisões para criar produtos e situações que estimulem ainda meis a vontadr de comprar. É a chamda compra por impulso, em que a pessoa termina por decidir pela aquisição de um prodito em função de apelos emocionais do que por suas qualidades e benefícios. Assim, o consumidor pode ser levado a sentir que a compra de um bem o tornará uma pessoa mais bem sucedida e aceita pelos demais.
Alguns produtos são associados a valores positivos como o amor e a harmonia familiar, fazendo com que as pessoas se identifiquem com eessa imagem positiva  e acabem por comprar.

Outro recurso utilizado para influenciar a decisão de compra do consumidor é fazê-lo perceber que terá alguma vantagem, financeir ou não, ao adquirir aquele produto, utilizando brindes, descontos e parcelamentos. Muitas vezes é empregado também um elemento de pressão, como o tempo determinado para a oferta, ou uma quantidade limitada de produtos com o preço mais vantajoso. Tudo isso pode fazer o consumidor baixar a guarda na hora de comparar alternativas e terminar por adquirir o produto de forma impulsiva e irrefletida.



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