11/02/2017

O ABC das entrevistas


a. Aparência: aposte numa boa aparência através do vestuário, do seu tom de voz e de uma postura física natural.
b. Benefícios: tente saber de forma discreta, quais os benefícios dos quais poderá usufruir (horas extras, prêmios de assiduidade e pontualidade, comissões, etc.) 
c. Confiança: quando perceber que a entrevista está no fim, remate com um ponto a seu favor ou aproveite para fazer uma pergunta. Mostre-se confiante.
d. Debate: fale abertamente, exponha os seus pontos de vista, debata ideias. Não caia na esparrela de concordar com tudo que o entrevistador lhe diz. Mostre personalidade! 
e. Envolver: saiba envolver o recrutador para que ele pense em si de forma diferenciada em relação aos outros candidatos. 
f. Franqueza: a franqueza é sempre o melhor caminho. Seja você mesmo! Ser genuíno é sinônimo de bom carácter. 
g. Gargalhada: rir é o melhor remédio, serve para todos os efeitos. Se estiver atrapalhado com alguma pergunta, por que não dar uma boa gargalhada? O entrevistador gosta de estar perante pessoas com sentido de humor e, sobretudo, você terá tempo para pensar no que vai dizer a seguir.
h. Horário: não esqueça de perguntar qual é o horário. Essa é uma das questões mais simples e mais importantes. No entanto, faça-o no momento que achar correto. 
i. Interesse: mostre interesse pelo projeto, pela empresa e faça perguntas  sobre as funções a desempenhar. 
j. Jovial: mostre que tem um espírito jovem e dinâmico. Uma pessoa ativa é sempre bem-vinda! 
k. Kiss kiss: na hora da despedida não é habitual dar beijinhos, mas não se esqueça do aperto de mão.
 l. Linguagem: a sua linguagem deve ser clara e pausada. Faça o possível para que o percebam. Não fale demasiado baixo, mas também não grite. Procure o meio-termo.
m. Manipular: não manipule nem se deixe manipular. Se pensa que pode enganar o entrevistador, começa mal. Geralmente nota-se quando a pessoa se vangloria, mesmo de forma subtil, e isso fica muito mal. 
n. Naturalidade: se for natural só tem a ganhar. A artificialidade, ou o querer parecer o que não é, por norma não resulta. 
o. Ordenado: o ordenado é um fator muito importante, mas pelo menos na primeira entrevista, não fale no assunto; a não ser que lhe seja perguntado. 
p. Pontualidade: acima de tudo, não chegue atrasado a uma entrevista! O entrevistador pode pensar que você é um desleixado e que não o respeitou porque o deixou à espera. Além disso, pode achar que terá o mesmo comportamento no local de trabalho, o que é bastante negativo. 
q .Queixas: não faça queixa dos seus antigos empregadores. Dizer mal só o vai prejudicar. 
r. Respostas: vá direto ao assunto e não se ponha em rodeios. O entrevistador pode pensar que você é um "fala-barato" que se farta de falar e não diz nada. As suas respostas devem fornecer informações relevantes para o cargo que quer ocupar, além de informar sobre o seu passado profissional. Responda no momento certo e evite os "mm", ah", "deixe ver" ou outras hesitações de gênero.  
s. Sorrir: sorria sempre! Sorrir é sinônimo de descontração e de simpatia. Além disso, vai mostrar optimismo. 
t. Talento: as empresas procuram, acima de tudo, talento. Saiba mostrar o que vale. 
u. Urra: não deites foguetes antes da festa. Mesmo que lhe pareça que a entrevista correu da melhor maneira, não dê a batalha por vencida. No entanto seja sempre optimista. Se não o chamarem do emprego a que concorreu, com certeza vão chamá-lo de outro que até pode ser melhor. 
v. Valor: fale do que sabe fazer melhor, mencione cursos que tenha feito para além do curso universitário, e fale ainda da enorme vontade de conseguir o emprego a que está a concorrer. A motivação  que o entrevistador vir em si é mesmo muito importante 
w. What: não faças demasiadas perguntas, as que fizer devem vir a propósito e ser pertinentes. 
x. X-Man/Woman: não se arme em super-herói. Você não é X-Man, portanto mais vale advertir o empregador de uma forma "soft" dizendo-lhe quais são as suas virtudes, mas também alguns dos seus defeitos. Ele ficaria impressionado com a sua sinceridade. 
y. Yes: antes de entrar na sala de entrevista pense que, se tudo correr bem, vai poder dizer um "yes" bem grande com direito a braço no ar e tudo. Pense no seu percurso profissional para que na hora H tenha todas as respostas na ponta da língua.
 z. Zelo: se for zeloso só terá a ganhar, o cuidado no que diz é essencial, mas não esqueça que a naturalidade deve sempre ser preservada.



Os redatores não usam uma linguagem codificada. Algumas frases são comuns a maioria dos anúncios. O empregador deve fornecer ao candidato informação suficiente quanto a:
  • Tipo de função;
  • Exigências;
  • Local de trabalho.
Dinâmico, flexível, à prova de stress: não se deixe assustar pelos adjetivos fortes que aparecem em alguns anúncios. Geralmente têm o mesmo objectivo: querem um trabalhador saudável e empenhado. Portanto, não é preciso ser um campeão para ser considerado adequado para o lugar.




Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Sem comentários:

Enviar um comentário