30/10/2025

Halloween ("Dia das Bruxas") - Gastos Necessários ou Desperdício? E Como Aproveitar?

 

Imagem 1: Jack-o'-lantern, do Halloween. Fonte: pixabay.com

Celebrada no dia 31 de Outubro, a tradicional Festa do Halloween, também chamada "Dia das Bruxas", tem sido praticada em diversos países, com destaque para Irlanda, Reino Unido, Canadá e, mais predominantemente, nos Estados Unidos da América, país este onde a data é considerada feriado. Como mostramos mais adiante, as estatísticas revelam que indivíduos realizam gastos em avultadas somas de dinheiro e outros recursos (tempo, energia mental, psicológica, ...) para celebrar a data,  sendo por isso de considerável importância económica. Mas, no final das contas, será essa uma prática necessária e/ou benéfica? Ou é um prejuízo? 

Conhece  o significado e a origem dessa data  e quanto os consumidores gastam? Venha e entenda!


Os recursos de que dispomos devem ser criteriosamente geridos e aplicados de acordo com a ponderação entre custos e benefícios, tendo em consideração o princípio da parcimónia. Datas comemorativas, apesar de, nalguns casos, serem especiais, são momentos. Assim, é necessário ponderar e planear além dessas datas, de maneira a não comprometermos a satisfação de nossas necessidades depois.


Mas, não basta apenas celebrar com gastos  controlados. É preciso também definir criteriosamente aquilo em que vale a pena aplicar nossa psique, nossa energia, nosso tempo e nossos recursos financeiros. Veja a seguir se o Halloween tem critérios que justificam a importância que muitas vezes lhe é atribuída. Confira!


Significado e Origem do Halloween

  • Significado

Antecedendo o "Dia de Todos os Santos" (o qual foi instituído pela Igreja Católica), o Halloween é uma prática cujo significado original é o culto aos espíritos dos mortos que, segundo se acreditava, nessa época, vinham e destruíam as plantações. Assim, para eles não levarem suas acções adiante, as pessoas deviam ofertar comida ("doçura ou travessura"; em Inglês "trick ou treat") e vestir um disfarce para não serem reconhecidas. Em relação à comida, era uma chantagem: "ou você oferece, ou nós fazemos das nossas travessuras" (doçura ou travessura).


  • Origem

Quando e onde teve origem essa ideia? A origem do Halloween remonta ao período compreendido entre 600 a. C. e 800 d. C , época em que os povos celtas habitaram regiões da Europa, com a denominação de Samhain e maneiras de celebrar diferentes das que hoje conhecemos. 

Etimologicamente, o termo não tem origem cristã, mas pagã, por alusão à Vigília de Todos os Santos ( "All Hallow Een"), a qual ocorria no dia anterior à Festa de Todos os Santos, esta celebrada no primeiro dia de Novembro. Algumas fontes apontam que o primeiro registo conhecido do termo data de cerca de 1745. Acredita-se que o nome "Dia das Bruxas" ou "Festa das Bruxas" se tenha originado no século XX.

Gastos Financeiros Associados ao Halloween

Com as celebrações envolvendo compras de velas, vestuários para fantasias típicas da data e diversos elementos de decoração, uma pesquisa da Federação Internacional de Varejo (NRF, na sigla em Inglês) dos Estados Unidos da América (EUA) apurou uma estimativa de gastos record de USD 13,1 biliões (13,1 mil milhões na escala longa) com o Halloween para 2025, contra os USD 11,6 biliões em 2024 e 12,2 biliões em 2023.

O gasto por pessoa é estimado em USD 114,45.

Tais números revelam a importância financeira associada a essa data a importância atribuída pelos consumidores a essa data.

Como Aproveitar a Data?

Mesmo para quem não celebre, essa data afecta de alguma forma sua rotina e suas finanças, quer positiva, quer negativamente. dependendo também da forma com você aborda  

Os descontos são uma táctica importante quer para vendendores, ajudando a atrair e fidelizar clientes, pelo que devem investir mais no marketing de seus produtos e serviços pré, durante e pós-venda.

Ainda para vendedores, pessoas que pretendame fazer algum negócio ocasional, essa é uma oportunidade assinalável. Use sua criatividade e tenha um marketing adequado!

Enquanto consumidor, aproveite descontos com a melhor combinação de qualidade-preço, condições e formas de pagamento. É importante antever a quadra festiva e, dependendo de como fosse pretende passar a época,  ponderar  adquirir os bens e serviços de que venha a necessitar ou que se preveja virem a estar significativamente mais caros depois. Você pode, inclusive, comprar para depois revender, optando, para este fim, por produtos de elevada procura e fácil conservação.

Bom proveito!

Conte-nos sua opinião. Comente! E compartilhe em suas redes sociais!

Sem comentários:

Enviar um comentário