20/02/2026

Diferença entre Investimento, Despesa e Gasto

É frequente os termos Despesa, Investimento e Gasto serem usados com sinónimos. Porém, embora transmitam praticamente a mesma ideia, eles são diferentes do ponão de vista técnico-científico. Continue lendo e entenda!

A distinção entre os três termos é geralmente feita no âmbito da Contabilidade Analítica, mas tem aplicação equiparável em outros campos da Ciência Económica, como a Contabilidade Pública.

Let's go down to business: tanto Investimentos quanto Despesas são gastos. A diferença é que investimentos são gastos em bens de capital, ao passo que despesas são gastos correntes, ou seja, destinados à manutenção da actividade da organização.

No âmbito Empresarial e para efeitos da Contabilidade Pública, enquadram-se nas despesas os gastos com o pessoal administrativo. Refira-se que as compras de bens e contratações de serviços destinados directamente à área de produção das empresas enquadram-se em uma categoria específica - Custos. Refira-se que a Contabilidade Analítica é também denominada Contabilidade de Custos.

Já no âmbito da Contabilidade Pública, por exemplo, constituem Despesas a contratação de serviços de limpeza e saneamento, a aquisição de material de consumo corrente, (como grampos, canetas, tinteiro folhas de papel, entre outros).

Constituem Investimentos, por exemplo, a construção e melhoria (benfeitorias) de escolas, hospitais e outras infra-estruturas sociais, estradas, sistemas de drenagem de água, instalação de pára-raios, entre outros gastos. Tais gastos são frequentemente chamados Despesas de Capital, mas não se deve confundir com o significado de Despesas considerado no presente artigo.

Então, já não precisa martelar a cabeça quando se deparar com esses termos. 

Atenção que o uso desses termos depende do contexto. Assim, não se escandalize se perceber que um está sendo usado em lugar do outro.


A distinção feita no presente artigo é predominantemente técnico-científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário