26/01/2017

Como estruturar a Carta de Apresentação


A carta de apresentação  deverá ser breve e simples. Por norma deve ser escrita a mão, mas hoje em dia já se utiliza o computador. Esta carta deve, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.

Então confira abaixo algumas recomendações a ter em conta na elaboração de uma Carta de Apresentação
  • Dirija-se a pessoa certa
Comece por dirigir a carta à pessoa certa. Isto é prova de ter o cuidado de mandar a carta à uma determinada pessoa. Não esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.


  • Escreva um boa frase de abertura
A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas. Isto não se consegue com frases usadas como: na sequência do seu anúncio..., ou por esta via venho candidatar-me..., Evita expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada, original e cheia de entusiasmo.

  • Não use palavras demasiado modestas
Talvez, eventualmente e acho, são expressões a evitar. Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade , não só mostra entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.

  • Explique porquê se candidata

Explique o que oatrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.

  • Não se prolongue

A sua carta pode ter uma página no máximo. Convém transmitir e mensagem em frases curtas e dinâmicas com muitos verbos ativos.
  • Não mencione sua inexperiência

Se não tiver experiência ou formação exigida, não mencione. Escreva antes sobre a sua capacidade de aprender depressa. Seja sempre positivo sobre si mesmo.
  • Não fale em ordenado

Não fale de dinheiro na carta. Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder, caso contrário, acredite que vai criar uma impressão negativa.
  • Evite terminar com banalidades

Lembre-se de que a última impressão é tão importante quanto a primeira. Não escreva frases feitas más, por exemplo: se achar que temos algo a oferecer um ao outro, estarei sempre disponível para conversarmos numa entrevista.

Candidatura via Internet

A Internet é fácil: pode procurar um novo emprego confortavelmente sentado a secretária, sem selos, papel de cartas, envelopes, idas aos correios e pode enviar naquele instante o seu curriculum vitae e a carta com um único clique do rato.

A Internet é rápida: a sua carta de candidatura chega ao destino num piscar de olhos. Já não é preciso ficar sem saber se a carta chegou, e está a dar à outra parte a possibilidade de reagir com a mesma velocidade

Tempos modernos: candidatar-se via Internet mostra ao seu futuro empregador que acompanha o mundo atual.


A carta

Ao candidatar-se on-line, deve enviar também uma carta de candidatura . O conteúdo dela corresponde ao conteúdo de uma carta convencional enviada por correio. Contudo, é preciso ter cuidado para não cair nas armadilhas do e-mail.
      • Os e-mails são lidos no ecrã, por isso escreva um e-mail curto mas forte;
      • Evite as abreviaturas e símbolos muito usados nos e-mails. Palavra em letras maiúsculas nem pensar;
      • Reveja os e-mails de modo a evitar erros ortográficos;
      • Escreva um e-mail legível. Dê espaços brancos suficientes, uma boa estrutura ao texto e não escreva parágrafos muito longos;
      • Mencione na sua mensagem o seu nome completo, morada, telefone e o endereço do e-mail. É melhor não mencionar o telefone do seu atual empregador (caso trabalhe);
      • Coloque apenas um destinatário;
      • Dirija-te a um determinado destinatário, departamento ou pessoa;
      • Refira-te ao seu curriculum vitae, indicando que o envia em anexo para que não passe despercebido.

Este artigo foi útil para si? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Sem comentários:

Enviar um comentário