A condição de liberdade e independência tem sido muito almejada e buscada pelas pessoas. Pedir e/ou aceitar ajuda é das coisas que mais tem sido percebida como estando ligada à liberdade e independência.
Mas, pelo menos em relação a pedir e/ou aceitar ajuda, será que as pessoas têm um entendimento certo do que alegam estar buscando? E será que têm buscado da maneira certa? Estas questões são abordadas neste post, proporcionando-lhe um entendimento imparcial sobre a realidade e uma libertação de prisões psicológicas. Venha e entenda!
![]() |
| Imagem: pixabay.com |
Não aceitar ajuda implica escolher abrir mão da satisfação de certas necessidades, de certos benefícios, ou ser autossuficiente para não se ver privado de tais benefícios. A segunda opção parece ser inalcançável! Logo, é necessário aprender a lidar com a ajuda.
Outrossim, é certo que há valores que precisam ser salvaguardados, como a dignidade e a honra ou boa reputação, podendo até ser considerados inegociáveis.
Podemos elencar, no mínimo, quatro (4) motivos para as pessoas não aceitarem ajuda. Nesta primeira parte abordamos dois (2); os outros serão abordados na Parte II. Não esqueça de ver as recomendações na secção 'Call to Action' no final do post. Eis os motivos:
I. Não Querer Mostrar Vulnerabilidades ou Fraquezas
Mostrar-se incapaz é uma das situações mais constrangedoras, principalmente para o género masculino. E, reconheçamos, é inconveniente mostrar nossas vulnerabilidades. Há casos em que quem ajuda sai gritando aos quatro ventos, expondo a situação da pessoa ajudada, seja por descuido, para tirar vantagem, ou pelo mero prazer de difamar. Veja como proceder na secção Call To Action no final do post;
II. Não Querer Atribuir o Mérito a Outrem
Muitas vezes, as pessoas não pedem ou não aceitam ajuda por se verem entre duas opções: (1) pedir/aceitar ajuda e reconhecer e agradecer ou (2) não pedir/aceitar ajuda e ter uma sobrecarga maior.
Call To Action
Considerando os argumentos apresentados, Como Proceder Então?
A seguir, respondemos a essa pergunta de acordo com cada motivo anteriormente elencado.
👉 Motivo 1 (Não Querer Mostrar Vulnerabilidades ou Fraquezas)
Para o (a) Ajudador (a):
- Ajudar em segredo; se possível ajude sem que a pessoa ajudada perceba.
- Para o (a) ajudado (a):
Seja humilde para pedir/aceitar ajuda e opte por formas e maneiras que não exponham suas vulnerabilidades ou fraquezas;
👉 Motivo 2 ( Não querer atribuir o mérito a outrem)
Para o (a) Ajudador (a):
- Não se vanglorie. Encare a acção de ajudar como um dever rotineiro e ordinário, sem nada de que se vangloriar.
Para o (a) Ajudado (a):
- Não tenha complexo de superioridade nem inveja do próximo. Reconheça as qualidades de outrem e aprenda com eles.

Sem comentários:
Enviar um comentário