Planear é uma função de gestão que envolve a definição e determinação dos fins e objectivos do negócio, bem como das formas como podem ser concretizados. O bom planeamento implica fixar fins realistas que devem ser escritos.
Para atingir os fins e objectivos, deve-se traçar no plano, os passos básicos a seguir. Ao mesmo tempo, o plano deve ser flexível e permite mudanças ao longo da implementação das actividades planificadas . O plano deve conter estratégias a curto, médio e longo prazo para utilizar os recursos do negócio de modo a se alcançar os fins e objectivos previstos.
Ao planificar deve-se:
- Fixar os fins e objectivos do negócio;
- Determinar acções alternativas para alcançar os fins e objectivos;
- Seleccionar a melhor alternativa que permita alcançar os fins e objectivos;
- Formular estratégias para transformar as alternativas escolhidas em acções que levarão à realização dos fins e objectivos fixados.
Qual é a finalidade do plano?
De forma mais simples e clara, podemos afirmar que "a finalidade do plano é tentar reduzir a incerteza do futuro". Para tal, o empresário ou planificador, propõe-se a responder, a título ilustrativo, às seguintes perguntas:
- O que deve ser feito?
- Quem deve fazer?
- Quem o fará?
- Quando será feito?
- A partir de onde será feito?
- Como será feito?
O que se pretende ao responder às perguntas acima, é que o empresário ou planificador estabeleça uma direcção e uma atitude que lhe permitem fixar e alcançar fins e objectivos, avaliar alternativas e escolher a melhor alternativa para beneficiar o negócio, atribuir tempo para actividades e fazer a máxima utilização dos recursos(racional e eficiente).
A planificação está, em geral, intimamente ligada ao orçamento.
1.1.1 Orçamento
O dinheiro é um recurso limitado e, contudo, as pessoas querem sempre mais bens e serviços do que o que podem pagar com o dinheiro que têm, o que obriga-as a pensar(planificar) no que devem fazer com o dinheiro de que dispõem, definindo prioridades.
Quando se definem prioridades e objectivos na forma de utilizar os recursos, diz-se que se está a planificar(como pode ver acima).
O plano, após ter sido elaborado, deve ser traduzido em termos financeiros, atribuindo os recursos necessários para a sua implementação.
Assim sendo, "um orçamento, é um plano expresso em termos financeiros". Ao processo de preparação de um orçamento dá-se o nome de orçamentação.
- Um orçamento reflecte:
- As intenções, fins e objectivos do negócio;
- As técnicas de gestão adoptadas pela empresa;
- O investimento nos negócios;
- Como é que a empresa pretende produzir e vender os seus produtos?
- Estratégias de produção e comercialização que conduziriam à realização das metas de desempenho propostas, com particular realce ao Resultado Líquido do Exercício.
- A distribuição dos recursos de que se dispõe, pelos vários itens do seu plano de modo a satisfazer as necessidades do negócio e, simultaneamente, rentabilizar os meios e maximizar os lucros.
Um orçamento é como um roteiro ou um guia que se elabora e deve ser seguido ao realizar uma acção planificada.
Mais sobre orçamentação em próximos posts. Fique atento: "Passos na orçamentação". Brevemente...
Sem comentários:
Enviar um comentário