Decorreu ontem, dia 14 de Novembro de 2025, Sábado, a partida Angola VS. Argentina, no estádio 11 de Novembro, com derrota de Angola por 2 golos sem resposta.
Mas a partida vai além das quatro linhas. Confira!
Antes da partida ter sido realizada, muito já se questionava sobre sua viabilidade económica, dados os avultados valores monetários envolvidos.
A partida terá custado cerca de expressivos 32 milhões de Dólares dos Estados Unidos (USD 32.000.000,00), segundo informou a DW no passado dia 06 de Novembro, dos quais 12 milhões são devidos à vinda de Lionel Messi, jogador que actualmente joga pelo clube Inter de Miami.
Tal valor é agravado pelos milhões gastos nas obras de requalificação do estádio 11 de Novembro, que albergou a partida.
Ora, a polémica em torno de tamanha quantia de dinheiro deve-se ao facto de se tratar de uma despesa não prioritária, visto haver necessidades básicas ainda não supridas, ligadas a Saúde (incluindo Segurança Alimentar e Saneamento Básico), Educação, Energia Eléctrica, Vias de Acesso, em um país com 50 anos de independência. mesmo considerando factores como o retorno sobre o investimento (Return on Investment - ROI) com seu Pay Back Period associado.
A Dívida Pública angolana atingiu 60,08 biliões de kwanzas, equivalentes a 65,87 mil milhões de dólares, no final do terceiro trimestre de 2025, dados divulgados pelo Governo de Angola aos 14 de Novembro de 2025, mesmo dia em que se realizou a partida.
O valor gasto é superior ao que se arrecadou em impostos sobre a propriedade no terceiro trimestre deste ano, os quais se situaram em Kz 20.460.237.267,00 equivalentes a 143,42 % dos referidos impostos.

Sem comentários:
Enviar um comentário